1984
2015

RELATÓRIO


INTRODUÇÃO

O Mapeamento da Cobertura da terra do Distrito Federal utiliza dados dos sensores Operational Land Imager (OLI), a bordo do satélite Landsat 8 e Thematic Mapper (TM), a bordo do satélite Landsat 5 em escala regional (1:100.000). Os dados de ambos os sensores são acessados gratuitamente no portal da National Aeronautics and Space Administration (NASA). Foram selecionadas imagens anuais referentes ao período seco (abril a setembro) entre os anos de 1985 e 2015. Estas imagens foram registradas com base na imagem mais recente (2015), logo após, foi gerada uma composição colorida dos dados a fim de evidenciar a vegetação e os principais usos antrópicos na paisagem. Tendo os dados registrados e organizados, foi realizada uma classificação supervisionada da imagem referente ao ano de 2015, com base no algorítimo Spectral Angle Mapper. No intuito de reduzir os erros do classificador e refinar o mapeamento, os polígonos gerados nesta classificação foram submetidos a correção manual a partir de um processo de amostragem estatística e está também planejada validação em campo.

Espera-se que estes resultados possam servir de subsídio para pesquisas acadêmicas e para o planejamento público, informando discussões acerca da gestão dos recursos naturais e ordenamento territorial do Distrito Federal.


ÁREA SELECIONADA



CARACTERÍSTICAS DA ÁREA SELECIONADA

A região delimitada possui uma cobertura composta por {{classe.area_km2}}% pela classe {{classe.cobertura}},


COMO CITAR ESSE TRABALHO

COMPANHIA DE PLANEJAMENTO DO DISTRITO FEDERAL. Mapeamento da cobertura do Distrito Federal: 1984 a 2015 – Relatório Síntese. Brasília, 2016.

Para saber mais sobre o projeto, acesse o Texto para Discussão da CODEPLAN nº 19/julho de 2016: “Padrões das mudanças da cobertura da terra no contexto das grandes bacias hidrográficas do Distrito Federal”, disponível em http://www.codeplan.df.gov.br/publicacoes/texto-para-discussao.html.

*Os anos de 2002 e 2012 não possuem imagens para a região devido a problemas no sensor.